segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Convite de lançamento da edição #6 e Press Release


Olá a todos!


Segue o convite para o lançamento de nossa 6ª edição (uhu!!).


Na ocasião, haverá quadrinhos, cerveja, muito gente simpática e sorteio de camisetas.

Compareçam!


Será um prazer encontrá-los por lá!

Data: 6 de Fevereiro (sábado)

Local: Livraria HQMIX
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 142
Tel: 3258-7740




Nesta edição:


O 6º número da revista Subversos é uma edição especial com mulheres.


Todo o material que compõe a edição (HQs, tiras e ilustrações) foi criado por mulheres (individualmente ou em dupla – neste caso, permitimos também a participação masculina).


O objetivo da edição é destacar a presença feminina no universo dos quadrinhos e não necessariamente conter trabalhos protagonizados por mulheres ou que abordem questões voltadas ao universo feminino.


Importante deixar claro que a edição não esgota o número de mulheres que fazem quadrinhos no Brasil e não tem tal pretensão. Há, felizmente, muito mais autoras país afora – algumas, inclusive, com uma produção muito mais intensa que uma boa parte das autoras presentes neste número. Esta seleção é uma forma de representar a quantidade de autoras e suas variedades de estilos e localizações geográficas.


São 32 colaboradores (23 mulheres e 9 homens) de diversas regiões do país: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo; também de outros países: Argentina e Japão.


A capa tem desenho e cores de Xuvs (São Paulo/SP) e arte-final de Igor Shin (Naha/JAP). A dupla também participa com uma ilustração interna.


Karina Nishioka & Akira Sanoki (ambos de São Paulo/SP) assinam a HQ “Madame X”, na qual apresentam os golpes aplicados por uma vidente e uma meretriz no centro de São Paulo.


Em “Cobertor Azul”, Daniel Esteves (São Paulo/SP) narra a chegada de um novo personagem ao universo de sua premiada série: Nanquim Descartável. Desenhos da promissora Fernanda Oliver (Embu das Artes/SP).

“Marinheiro de 1ª viagem”, de Pri Perca (São Paulo/SP) mostra, de maneira breve, os efeitos de uma substância misteriosa.


“Pavorosa”, de Naara Nascimento (Salvador/BA), explora a eterna aversão feminina aos animais asquerosos.


“O Teste”, de Milena Azevedo & Wendell Cavalcanti (ambos de Natal/RN) relata as tristes provações das quais uma criança tem que se submeter para ser aceita pela turma de rua ou de colégio.


Em “Kiko e Gabi simulando a vida”, Fran Briggs (Rio de Janeiro/RJ) aborda, de maneira irônica, questões como a rotina entediante da jornada de trabalho e a fuga para jogos de simulação. É a primeira HQ publicada na Subversos feita ao estilo clássico do mangá (sem a leitura oriental, obviamente).


“Cilada”, de Me Morte & Rafael Pereira (Pouso Alegre/MG e Rio de Janeiro/RJ, respectivamente), é a história de uma mulher que descobre ser portadora do vírus HIV e está prestes a se matar quando um telefonema muda completamente sua vida e a vida de seus familiares mais próximos.


“Prenúncio”, de Bruna Welter & Ricardo Chagas (ambos de São Paulo/SP), é o dilema de um rapaz que precisa decidir entre oferecer um suco para a garota por quem está apaixonado ou comprar o último exemplar do CD de sua banda favorita. Com apenas 15 anos, Bruna Welter é a colaboradora mais jovem da edição.


“Tão Perto, Tão Longe”, de Lorena Kaz (Rio de Janeiro/RJ), narra a expectativa de uma mulher apaixonada para se encontrar com o motivo de sua paixão: um homem casado.


“Pra Sempre Vou Te Amar” é um trabalho biográfico no qual Elaine Bozza narra a alienação com a qual as pessoas a trataram ao longo de sua vida por ela gostar de desenhos animados e quadrinhos. Arte de Vini (ambos de Valinhos/SP).


“Iscola... O Crime” são tiras de Rose Araujo (Rio de Janeiro/RJ) que satirizam a lamentável situação das escolas públicas do país.


“MIMO”, de Nilce Takahashi (São Paulo/SP) é uma HQ experimental; praticamente um diário com anotações e representações de fotos e objetos do dia-a-dia.


“El Tiempo Perdido”, de Natalia Medrano & Alejandro Farias (ambos de Buenos Aires/ARG), narra com poucas palavras o reencontro entre um soldado aposentado e uma dançarina cujo trabalho amenizava a situação dos soldados no front.


“Respiro”, de Camila Mizutani & Renata Ribak (São Paulo/SP e Cotia/SP, respectivamente) é um trabalho sem textos que flerta com o experimentalismo e aborda questões como aglomerados populacionais, precariedade, solidão e liberdade.


“O Assalto”, de Cristina Carnelós & Lincoln Carvalho (ambos de São Paulo/SP), trata com bom humor a questão da violência no espaço urbano.


“Azeitonas”, de Simone Yoshida (Londrina/PR) aborda, num estilo semelhante ao mestre do terror Hideshi Hino, as relações humanas em seus aspectos mais egoístas e mesquinhos.


Em “Te Quiero Mucho”, de Kari (São Paulo/SP), uma mulher que não agüenta mais as agressões do marido, começa a flertar com um rapaz em meio ao início de uma proliferação de zumbis.

“Amely – Uma Mulher de Verdade” são divertidas tiras nas quais Pryscila Vieira (Curitiba/PR) aborda a eterna relação de amor e ódio entre homens e mulheres.


Completam a edição ilustrações de Adriana Melo (São Paulo/SP), Gicelle Archanjo (São Paulo/SP) e Danielle Dantas (Teresina/PI).



Subversos #6 tem 60 páginas, formato 21 x 28 cm, papel couchê, miolo p/b e capas coloridas. É distribuída gratuitamente nas bibliotecas municipais e pontos de leituras da cidade de São Paulo, nas gibitecas de São Bernardo/SP e Santo André/SP e na livraria HQMIX (Praça Franklin Roosevelt, 142 – centro de São Paulo). Também é distribuída em eventos que participamos – acompanhem o blog para maiores informações.


Para os leitores das demais cidades, a revista pode ser adquirida através do site: www.ligahq.com.br (lá, procure pelos lançamentos da editora Devir – estão em ordem alfabética) pelo preço de R$ 4,90 – frete incluso.


5 comentários:

Karina Nishioka disse...

arrasou!

EKS disse...

As edições estão cada vez melhores, e essa promete.
Vamos comparecer em peso.
o/

Minerva Pop disse...

Olá...meu nome é Anselmo e gostaria de dizer que comprei a edição nr.5 do SUBVERSOS e achei muito boa!

Temos um blog...minervapop.blogspot.com e vou fazer um "post" sobre esse trabalho de voces que é genial e merece divulgação!

Anselmo - minervapop.blogspot.com

Natalia disse...

Oi! Obrigados vocês pela publicação da historieta, é muito importante para nós .Espero que tenhamos mais oportunidades de participar com vocês. Beijos e até logo!

Nati

Vini disse...

Cadê as fotos do lançamento?
Cadê um post sobre o lançamento!
Pô, tô aqui morrendo de curiosidade de como foi!
A galera curtiu?

Abs!