domingo, 27 de junho de 2010

Resenhas Subversos 1 e 2 no Homem Nerd

Homem Nerd era um site voltado para a cultura nerd (a vá?) e abordava diversos temas como quadrinhos, games, cinema etc.

Infelizmente o site acabou e vai sair do "ar". Por isso, resolvi colocar aqui no blog as resenhas da Subversos 1 e 2 publicadas no Homem Nerd para que não se percam as matérias da imprensa relacionadas à revista.

Iniciativa exemplar

Os editores da revista Subversos conseguiram a publicação de sua obra em uma parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo. Por meio da Secretaria de Cultura, os gastos com impressão são cobertos e cabe aos editores preparar o material que será distribuído gratuitamente em bibliotecas públicas. O primeiro número também já está disponível para download no blog da revista.


Abrindo muito bem, a história Mechanos traz uma boa arte em um argumento interessante. Sonhar É Melhor consegue com apenas três páginas contrapor a cidade e o campo em suas duas colunas e até faz uma crítica social. Trípiticos tem uma idéia muito boa e os desenhos de Alescio Vieira são marcantes.


Histórias começa um pouco verborrágica, mas seu roteiro consegue passar a mensagem sem subestimar a inteligência do leitor. Poderia ser um pouco mais longa e utilizar outros elementos folclóricos. Special OK parece ter sido escrita para ser um curta-metragem de boa qualidade, mesmo com o desfecho abrupto. Apesar de o letramento ser um pouco infeliz, a arte prima pelos detalhes. Uma história sem título vem em seguida e convida o leitor a virar a revista na posição paisagem. Vale a pena prestar atenção aos desenhos enquanto esse breve e singelo episódio se desenrola, como um pequeno poema.


Drops é uma das mais engraçadas atrações de Subversos. Explorando uma situação que todos já presenciaram, muitas risadas podem ser esperadas em apenas três páginas. Diametralmente oposta, em seguida chega Mendigos, uma das partes mais deprimentes da revista. Uma reflexão intimista sobre a questão dos sem-teto fará o leitor parar por um tempo para digerir o que foi exposto.


Independência começa bem e captura a atenção logo na primeira página. Infelizmente o roteiro desanda do meio para o fim e a sensação que fica é que se perdeu o foco. Logo depois, algumas tiras bem variadas seguidas por uma página inteira com as tiras intituladas Marmiteiros que poderiam facilmente ser vistas fazendo sucesso em jornais de grande circulação.


Vidas Anônimas fecha a revista com uma crueza visceral. Na última página há um pequeno histórico da quase de duas dezenas de autores que produziram o material que compõe Subversos.


A vantagem de uma revista mista, mesmo com o tema central de cotidiano urbano, é que pelo menos algumas histórias irão agradar. A iniciativa de trazer esse material gratuitamente para um público mais amplo do que a maioria dos quadrinhos independentes deve ser olhada com admiração. A expectativa é que outros autores se inspirem e possamos ter acesso a mais publicações do tipo.

Resenha escrita por Edu Fernandes e publicada no site Homem Nerd em 06/10/2008



Sinopse: Coletânea de histórias sobre cotidiano urbano. Artistas variados e estreantes são os autores das narrativas.

Depois de um primeiro número super-supimpa, a segunda edição da Revista Subversos começa no clima de Tropa de Elite (“osso duro de roer / pega um pega geral"), com a história “Santo de Favela”. Na real, a semelhança com o filme do machão Capitão Nascimento é o único apelo... os desenhos até são bem feitos, mas o roteiro é chatinho.


O tema da publicação, que tem distribuição gratuita em São Paulo (uhu!), continua sendo o tal cotidiano urbano. Assim, as histórias têm muita brecha para fazer crítica social. Várias páginas são dedicadas a botar o dedão nas feridas da metrópole e o resultado é variado. Às vezes a gente casca o bico (“Organização É Tudo”), às vezes a gente fica pensando no problema (“Um Final Feliz”)...


A forma de apresentação das histórias é tão variada quanto um self-service por kilo! Alguns contos são bem quadradinhos e tradicionais, outros são mais ou menos diferentosos (tipo uma sem desenhos, só com os quadros e os balões), e outras partes são bem tresloucadas e o leitor tem de adivinhar a ordem de leitura. “Lobo Mau” é um dos exemplos mais ousados. É legal, mas pode confundir quem é iniciante na nona arte. Os próprios editores disseram que querem atrair novos fãs para os quadrinhos (em entrevista dada ao Edu), mas não é por isso que iam ter tanto trabalho para fazer uma revista mirim – no mau sentido, é claro.


Falando nos editores, a história do Akira é muito bacana. Tem uns desenhos meio europeus e um roteiro “daqui ó”! Outra história legal é a “Dia do Zumbi”, mas acaba do nada. E é isso que eu vou fazer com essa resenha também! :^P

Resenha escrita por Marcelo C. Gomes e publicada no site Homem Nerd em 26/11/2008

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mais indicação ao HQMIX

Além da indicação divulgada no post anterior, de Publicação Independente de Grupo, a Subversos foi indicada também na categoria Projeto Editorial!

Saca só os indicados nessa categoria:

Projeto Editorial
Calendário Pindura 2010 (Independente)
MSP50 - Maurício de Souza por 50 Artistas (Panini)
Os Bastidores de Watchmen (Aleph)
Peanuts Completo (L&PM)
Nova York - A vida na grande cidade (Quadrinhos na Cia.)
RAGU (Independente)
Subversos (Independente)

Uau!!! é uma grande honra para gente aparecer e concorrer ao lado de nomes como Mauricío de Sousa, Will Eisner, Charles Schulz e a revista RAGU!!

Só de pensar que nosso trabalho é digno de concorrer lado a lado com esses nomes nos dá uma satisfação imensa, a certeza de ter feito um bom trabalho e ânimo para continuar com os projetos!!


Além dessas indicações, dois colaboradores da Subversos também aparecem na lista de indicados ao prêmio. São eles: Alex Mir (na categoria Roteirista Revelação) e Daniel Esteves (nas categorias Roteirista Nacional e Publicação Independente de Autor - pela revista Nanquim Descartável).

Sucesso pra gente!!!

Segue abaixo a HQ Garoto Invisível, escrita por Alex Mir e desenhada por Marcio Luis, publicada em nossa edição 4.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Subversos indicada para o troféu HQMix


Os organizadores do troféu HQMix criaram um blog para divulgar o prêmio e para manter contato mais próximo com as pessoas interessadas em opinarem quanto aos indicados nas diversas categorias que o troféu possui.

De tempos em tempos, eles atualizam o blog com a lista de indicados em algumas categorias, divulgando, aos poucos, a lista de todos os concorrentes do ano.

E foi por meio dessa atualização que ficamos sabendo que a Subversos foi indicada na categoria Melhor Publicação Independente de Grupo (referente ao ano de 2009).

Ficamos muito contentes com a indicação e desde já agradecemos a todas as pessoas que colaboraram ao longo dessas 6 edições, a todos que nos enviaram material, aos leitores e pessoas que nos apoiam desde o inicio!!!

É isso ai galera!! Agora vamos todos votar na Subversos porque, se a gente ganhar, a revista banca uma cervejada pra todo mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acima, as capas das edições lançadas em 2009 e que concorrem à categoria de Melhor Publicação Independente de Grupo. Clique aqui para saber mais sobre a edição 4 e aqui para saber mais sobre a edição 5

O Troféu HQMIX foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compôem a premiação. Confira o blog do troféu clicando aqui.
Ps: A parte que fala sobre cervejada pra todo mundo é brincadeira, hein (!!). É meramente fruto da empolgação no momento de escrever o post.